terça-feira, 27 de novembro de 2012

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE NÚCLEO PERMANENTE DE CONCURSOS VESTIBULAR 2013


 1º Dia: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Língua Estrangeira) (Publicado em 25/11/2012)
 2º Dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura) - Ciências Humanas e suas Tecnologias (Publicado em 26/11/2012)

 1º Dia: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Espanhol) (Disponibilizado em 25/11/2012)
 1º Dia: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Francês) (Disponibilizado em 25/11/2012)
 1º Dia: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias - Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Inglês) (Disponibilizado em 25/11/2012)
 2º Dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (Português e Literatura) - Ciências Humanas e suas Tecnologias (Disponibilizado em 26/11/2012)
 3º Dia: Matemática - História - Geografia (Humanística I) (Disponibilizado em 27/11/2012)
 3º Dia: Espanhol - História - Geografia (Humanística II) (Disponibilizado em 27/11/2012)
 3º Dia: Francês - História - Geografia (Humanística II) (Disponibilizado em 27/11/2012)
 3º Dia: Inglês - História - Geografia (Humanística II) (Disponibilizado em 27/11/2012)
 3º Dia: Matemática - História - Física (Tecnológica I) (Disponibilizado em 27/11/2012)
 3º Dia: Matemática - Química - Física (Tecnológica II) (Disponibilizado em 27/11/2012)
 3º Dia: Biologia - Química - Física (Biomédica) (Disponibilizado em 27/11/2012)

Aluna gabarita prova da Unesp após descobrir sequência das respostas


Melyna Souza, 17 anos, candidata a uma vaga no curso de Design, gabaritou as 90 questões de múltipla escolha da prova de conhecimentos gerais na primeira fase do vestibular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp).
Durante a prova, a estudante percebeu uma sequência em cada bloco de cinco questões se repetindo em todas as matérias. "Nas últimas dez questões, fiz só uma de cada bloco e completei com a sequência", conta. As informações são do jornal Folha de S. Paulo.
Para acertar todas as questões, Melyna contou com uma "ajudinha" da Fundação Vunesp, organizadora do vestibular da Unesp. A prova tem a mesma proporção de alternativas (A, B, C, D e E). Assim, alguém que chutasse a mesma letra na prova inteira, só acertaria 20% das questões.
Em cada grupo de cinco questões, as letras aparecem sem repetição. Nas quatro versões de prova, se um grupo se iniciasse com a alternativa C, as quatro questões seguintes teriam como respostas corretas, respectivamente, as alternativas E, B, A, D. A Vunesp deve concluir nos próximos dias a análise das respostas entregues pelos vestibulandos e se pronunciará sobre possíveis providências. 

domingo, 25 de novembro de 2012

Estudantes participam de provas da Fuvest e Enade

Mais de 159 mil estudantes no Estado participaram neste domingo da 1ª fase do vestibular da Fuvest. Em Santos, 3.201 pessoas se inscreveram para a prova. O resultado do processo seletivo será divulgado em 17 de dezembro. 

Já os exames da segunda fase ocorrem nos dias 6, 7 e 8 de janeiro. São oferecidas 10.082 vagas em cursos da Universidade de São Paulo (USP) e 100 vagas da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paula. 

Em Santos, por pouco menos de cinco minutos de atraso, quatro jovens não conseguiram entrar para fazer a primeira fase da Fuvest. As portas do campus II da Universidade Paulista (Unip), onde foram aplicadas as provas no Município fecharam às 13 horas. Apesar de todos saberem de cor o horário de fechamento dos portões, outros candidatos, pouco antes, quase ficaram de fora e tiveram de correr para vencer os degraus da escadaria de acesso ao prédio, na Vila Mathias. 

Duas jovens chegaram um minuto depois de as portas do prédio terem sido fechadas com corrente e cadeado e ainda tentaram bater e pedir para abrir, sem sucesso. Ao constatarem que não poderiam mais fazer a prova, encostaram-se na parede e choraram.

“Estava muito trânsito. Vim de Peruíbe, de carro”, contou Andressa Magalhães, de 17 anos, aos prantos. A adolescente iria prestar vestibular para o curso de Direito. Mas saíra de casa somente às 11h30. 

sábado, 24 de novembro de 2012

MEC muda forma de divulgar resultado do Enem

Pelo segundo ano consecutivo, o MEC altera a forma de divulgação do resultado do Enem. Neste ano, só aparecem na lista as escolas em que mais da metade dos alunos do terceiro ano fizeram o exame, e a média geral considera apenas as provas objetivas, sem levar em conta a redação. No ano passado, a composição da média incluía a redação e todas as escolas tinham a nota divulgada, com o respectivo porcentual de participação.

São mudanças no formato de divulgação que impedem algumas comparações da performance do resultado de 2011 com os anos anteriores e cuja pertinência divide especialistas e escolas. Para a consultora Ilona Becskehásy, a decisão do governo de não divulgar as notas de escolas com menos da metade de participação contraria o princípio da transparência. "Tem de divulgar e deixar a sociedade ponderar se poucos alunos podem representar toda uma escola", diz.
Sem a divulgação massiva, acrescenta, os microdados ficam restritos aos pesquisadores e não chegam à sociedade interessada. "Se sou pai, quero saber tudo o que puder sobre o colégio do meu filho."

O pesquisador Chico Soares, especialista em avaliação e consultor do Inep, afirma que o sistema ainda não está estável e que a forma de divulgação ainda é um processo em construção. Mas, segundo ele, que participou do processo de mudança, as regras implementadas neste ano foram salutares. "Quanto à redação, ela tinha peso maior do que as outras matérias e isso não representava bem o rendimento", diz.
Em relação ao porcentual de participação, o pesquisador é ainda mais enfático. "O Enem mostra quem é a escola. Se alguém decide deixar os 50% piores de fora, vai ter um retrato que não corresponde à realidade." Soares atenua o fato de as alterações atrapalharem a comparação do rendimento dessas escolas excluídas com os anos anteriores. "Se ela fica fora, os pais vão perguntar e no ano que vem ela volta. É um processo em aprimoramento", explica.

No Colégio Bandeirantes, em São Paulo, apesar de a maioria dos alunos ter como meta os exames da USP, Unicamp e FGV, que não consideram o Enem, a direção incentivou a participação. "Tentamos mostrar a eles que é um exame nacional que avalia o currículo. Não podem ser tão imediatistas e só pensarem no vestibular", diz Mauro.

A escola teve 72% de participação e uma das notas mais altas em redação de toda a cidade. Apesar disso, Mauro acredita que excluir a redação na média é uma boa alteração. "Todos os especialistas que conheço dizem que é muito difícil avaliar uma quantidade tão grande de textos."
Segundo o MEC, o critério de correção das redações é subjetivo e não pode ser comparado com as provas objetivas, baseadas na Teoria de Resposta ao Item (TRI), um modelo que permite a comparação das provas de um ano com o outro. "A correção da redação é muito subjetiva. Nós tentamos fazer algo o mais objetivo possível", afirmou o ministro Aloizio Mercadante.
"Claro que a instituição pode fazer, se quiser, a média incluindo a redação. Mas achamos tecnicamente mais correto fazer a média pelas quatro provas objetivas porque o critério de correção é o mesmo", explicou Luiz Cláudio Costa, presidente o Instituto Nacional de Estatísticas e Pesquisas Educacionais (Inep).
Sem a redação, o resultado foi pior do que o do ano anterior. Em 2011, a média ficou em 494,8, enquanto em 2010 era de 511,21 pontos. De acordo com Mercadante, a retirada da redação piorou a média.
Quando se analisa pelas redes, no entanto, observa-se que a piora ocorre nas escolas públicas, onde a redação costuma baixar a nota dos estudantes. Já nas escolas da rede privada, a redação aumenta o resultado. A retirada da redação das médias gerais pode, portanto, ter influenciado na diferença entre as médias das duas redes. As informações são do jornal O Estado de S.Paulo.

quinta-feira, 22 de novembro de 2012

MEC abre período de adesão ao Prouni

O Ministério da Educação abriu o período de adesão das universidades ao Prouni.

As instituições que desejam oferecer bolsas de estudo devem se cadastrar no Sisprouni até 5 de dezembro. É preciso informar o tipo de bolsa, integral ou parcial, e os cursos de graduação contemplados.

O cálculo do valor da bolsa deve incluir mensalidades, matrícula e custos extras, como no caso de estudantes reprovados que precisam refazer uma disciplina.

As instituições devem informar no edital do processo seletivo o número de vagas destinadas ao Prouni. Os candidatos não precisam fazer vestibular. A seleção é pela nota do ENEM, sendo que os alunos precisam ter feito, no mínimo, 400 pontos.

terça-feira, 13 de novembro de 2012

SISU 2013

O Ministério da Educação publicou no Diário Oficial da União uma portaria que regulamenta o funcionamento do Sistema de Seleção Unificada. 

Uma das regras está relacionada ao peso e às notas mínimas para cada uma das provas do Enem, em cada curso e turno. Agora, as instituições federais deverão informar esse dado.

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

MEC publica novas regras do Sisu para adequação à Lei de Cotas


O Ministério da Educação (MEC) atualizou nesta terça-feira as regras do Sistema de Seleção Unificado (Sisu), usado por instituições de ensino superior públicas para ingresso de novos alunos. As principais mudanças das regras servem para que o sistema se adeque à Lei de Cotas que estabeleceu reserva de vagas para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas e aos alunos de famílias de baixa renda.
A lei, que entrou em vigor neste semestre, prevê que as universidades públicas federais e os institutos técnicos federais reservem, no mínimo, 50% das vagas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio em escolas da rede pública, com distribuição proporcional das vagas entre negros, pardos e indígenas. A lei determina ainda que metade das vagas reservadas às cotas sociais - 25% do total da oferta - sejam preenchidas por alunos que venham de famílias com renda de até um salário mínimo e meio per capita. As instituições têm quatro anos para se adequar à norma.
O Sisu usará como critério a nota de cada candidato no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). No processo seletivo para o primeiro semestre de 2013, valerá a nota do Enem 2012, realizado nos dias 3 e 4 de novembro. A previsão é que as notas sejam divulgas aos candidatos no fim de dezembro. Pelas regras publicadas no Diário Oficial União, os alunos de escolas públicas serão divididos em dois grupos, segundo a renda familiar: menor ou maior que 1,5 salário mínimo por pessoa.
Esses grupos são separados em mais dois subgrupos, de acordo com a autodeclaração do candidato da cor da pele: os que são pretos, pardos ou indígenas e os demais.
A reserva de vagas também se estenderá à lista de espera das instituições, que podem ainda aplicar regras de programas próprios de ações afirmativas, desde que os 50% definidos pela lei continuem assegurados. Caso não haja aprovados suficientes para preencher as vagas destinadas a algum dos subgrupos previstos, elas poderão ser oferecidas aos demais subgrupos, na seguinte ordem de prioridade: primeiro, ao que possui a mesma faixa de renda, depois, a qualquer renda, priorizando os pretos, pardos e indígenas. Se o preenchimento não se der mesmo assim, as vagas são disponibilizadas aos demais candidatos.
Enem 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi criado em 1998 pelo governo federal com o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da educação básica. A partir de 2009, o teste passou a ser utilizado também como mecanismo de seleção para ingresso no ensino superior.
Neste ano, o candidato resolveu no sábado, dia 3 de novembro, questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Já no domingo, dia 4, foi a vez dos testes de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, e Redação. O gabarito oficial tem divulgação prevista para 7 de novembro e os resultados, para 28 de dezembro.

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Medicina é o curso mais concorrido da Fuvest com 56 por vaga


O vestibular 2013 da Fuvest teve mais inscritos do que a edição anterior. Foto: Edson Lopes Jr./Terra
O vestibular 2013 da Fuvest teve mais inscritos do que a edição anterior
Foto: Edson Lopes Jr./T
A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest), que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP) e para a Faculdade de Medicina da Santa Casa, divulgou na tarde desta segunda-feira a relação de candidatos por vaga no vestibular 2013. A graduação mais disputada é a de medicina, com 56,43 candidatos disputando cada vaga. Na seleção do ano passado eram 51,18 por vaga.



Em segundo lugar aparece engenharia civil, em São Carlos, com 53,18 por vaga, e publicidade e propaganda com 48,46. A Fuvest disponibilizou apenas os dados dos cursos que tiveram mais de 25 candidatos por vaga.
Segundo a Fuvest, o número de inscritos ao vestibular 2013 - 159.603 candidatos - é o segundo maior da história da instituição, que tem 36 anos. Em 2006, inscreveram-se 170.474 candidatos para 10.247 vagas. No processo seletivo de 2012, 146.892 se inscreveram para as 10.952 vagas oferecidas.
A divulgação dos locais de prova da primeira fase está programada para o dia 19 de novembro. A primeira etapa está agendada para o dia 25 de novembro, a partir das 13h. A segunda fase acontecerá entre os dias 6 e 8 de janeiro de 2013.
Cursos mais concorridos:
- Medicina - 56,43 candidatos por vaga;
- Engenharia Civil (São Carlos) - 53,18;
- Publicidade e Propaganda - 48,46;
- Ciências Médicas (Ribeirão Preto) - 45,45;
- Relações Internacionais - 42,90;
- Jornalismo - 41,57;
- Psicologia - 37,87
- Artes Cênicas (bacharelado) - 36,13;
- Curso Superior do Audiovisual - 35,80;
- Design - 34,65;
- Arquitetura - São Carlos: 31,40;
- Fisioterapia - 30,80;
- Ciências Biomédicas - 29,85;
- Arquitetura (FAU) - 29,47;
- Engenharia de Produção (Lorena) - 29,03;
- Psicologia (Ribeirão Preto) - 28,60;
- Engenharia Aeronáutica (São Carlos) - 27,13;
As informações sobre este processo foram divulgadas pela faculdade ou instituto responsável pelo exame. Nem sempre as alterações no processo são informadas ao Terra. Em caso de dúvidas, consulte diretamente o site da instituição.

Gabarito Oficial Enem 2012