quarta-feira, 29 de maio de 2013

Dicas de estudantes nota 1000 no ENEM

Quem fez a inscrição para o ENEM 2013 agora está focado na preparação para as provas dos dias 26 e 27 de outubro. Uma boa maneira de estudar é conhecer as dicas de estudantes que já passaram pelo exame e alcançaram nota 1000 na redação.

Não dá pra começar os estudos sem organização. Por isso, monte uma rotina baseada nas matérias que você estudou no cursinho durante o dia para dar continuidade no que foi visto.

Outra dica é intercalar disciplinas de áreas diferentes. Estude uma de exatas com uma de humanas, ou biológicas com exatas. Isso colabora para os estudos não se tornarem cansativos.

Separe os finais de semana para os simulados. Em alguns cursinhos eles são comuns e acontecem aos sábados ou domingos. Se esse não é o seu caso, faça os simulados do ENEM por conta própria. Com eles, é possível se adaptar ao modelo da prova.

A prática também é o caminho para mandar bem na redação. Segundo os estudantes nota 1000, a ajuda de um professor é fundamental nessa hora, já que ele pode corrigir o texto. Se a nota não for boa, dá para refazer e pedir a avaliação novamente. A estratégia serve para o aluno ver a evolução na mesma redação.

Confira aqui outras dicas dos estudantes e organize a rotina de estudos.

Raio-X dos participantes do exame

O número de candidatos do Enem 2013 teve um crescimento de 26% em relação ao ano passado. Foram 7,8 milhões de inscritos até meia noite de segunda-feira, 27. Somente no último dia, 1,7 milhão de pessoas se inscreveram no sistema, registrando até três mil candidatos por minuto.

Do total de inscritos no Enem, 36% estão na região Sudeste e 32% no Nordeste. São Paulo foi o estado com maior número de inscritos (1.238.441), seguido por Minas Gerais (870.782), e Bahia (576.851). Do total de inscritos no Enem, 849.058 estudantes farão a prova para conseguir a certificação do ensino médio.

A faixa etária de 21 a 30 anos é a maior entre os inscritos do Enem, com 30%. Em seguida, o grupo de pessoas maiores de 30 anos é de 15% do total de inscritos do Enem. Dos mais de 7,8 milhões de inscritos, 4.548.470 já concluíram o ensino médio, enquanto cerca de 1,6 milhão concluirão em 2013.

As provas serão aplicadas em outubro próximo, nos dias 26 (sábado) e 27 (domingo), com início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 horas e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

O Enem, que avalia o desempenho escolar e acadêmico do estudante ao fim do ensino médio, é aplicado em todos os estados e no Distrito Federal. O resultado no exame permite ao candidato a participação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.

O desempenho no Enem é também requisito para participação do estudante nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem. 
Por Ricardo Augusto Lombardi/Convergência Comunicação Estratégica

segunda-feira, 27 de maio de 2013

Inscrições para o Enem 2013 se encerram nesta segunda-feira

O prazo de inscrição para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano termina nesta segunda-feira, às 23h59. Até as 18h18 da última sexta-feira, quase 5,2 milhões de estudantes fizeram o cadastramento, segundo o Ministério da Educação (MEC). 
No ano passado, foram 5,8 milhões de inscritos. A expectativa é ultrapassar a estimativa inicial de 6 milhões. Segundo o governo, o prazo de inscrição não será prorrogado. 
São Paulo registra o maior número de inscrições por Estado, com 809.608, seguido de Minas Gerais, com 564.401 inscritos. O Ceará vem em terceiro, com 393.454, depois vem o Rio de Janeiro, com 379.318 candidatos. 
Os interessados em fazer a prova devem se inscrever pela internet no endereço do Enem. Para os estudantes que têm dúvidas, a página também traz um passo a passo com orientações detalhadas sobre como fazer a inscrição no exame.
A taxa de inscrição, de R$ 35, deve ser paga até a próxima quarta-feira. Estão isentos os concluintes do ensino médio em 2013, matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. O participante com renda familiar per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio também não precisa pagar a taxa. 
As provas serão aplicadas em outubro, nos dias 26 e 27, com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
Perfil
O Enem é destinado aos estudantes que já concluíram ou vão concluir o ensino médio até o fim de 2013, mas pode ser feito também por quem quer apenas treinar para a prova. O resultado do exame é usado no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior.
O desempenho no Enem é também requisito para participação nos programas Universidade para Todos (ProUni) e Ciência sem Fronteiras e para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Estudantes maiores de 18 anos que ainda não obtiveram a certificação do ensino médio podem fazê-lo por meio do Enem.

terça-feira, 21 de maio de 2013

Raio-x do Enem: os conteúdos mais cobrados desde 2009


História medieval ou contemporânea? Geometria ou estatística? Mecânica ou óptica? Interpretação de texto ou regras gramaticais? Quais são as matérias mais cobradas pelos examinadores do Enem dentro de cada uma das quatro superáreas de conhecimento avaliadas na prova? Com o auxílio de um time de especialistas, VEJA.com analisou as últimas quatro edições do exame federal — incluindo o realizado em novembro de 2012 — e elaborou um ranking dos conteúdos mais recorrentes. Além disso, exibe todas as questões da prova de 2012, resolvidas pelo Anglo Vestibulares.
O levantamento analisou 720 questões e pretende servir como guia para os estudantes que vão realizar o exame neste ano. Um exemplo prático disso: na prova de ciências da natureza, a incidência de questões relativas a ecologia é muito superior à registada pela área de botânica, ao mesmo tempo em que eletricidade supera de longe termodinâmica. Já no exame de ciências humanas, questões sobre o período republicano brasileiro são mais comuns do que as relativas à história colonial. Na prova de linguagem, os estudantes devem estar mais preocupados com interpretação textual do que com gramática. Por fim, em matemática, funções e geometria são mais frequentes do que equações elementares ou matrizes.
O Enem é uma prova de caráter interdisciplinar. Ou seja, na avaliação, uma questão pode exigir conhecimentos de duas ou mais matérias. Uma questão de ciências da natureza pode tratar ao mesmo tempo de energia e meio ambiente. O levantamento exibido a seguir levou em conta essa característica: quando isso ocorre, os professores que colaboraram na elaboração do levantamento indicaram a duplicidade. Por isso, os leitores mais curiosos que se derem ao trabalho de somar o número de questões de cada superárea, em cada edição do Enem, não devem se surpreender se obtiverem como resultado um valor superior a 45 — número total de testes em cada superárea. Exemplo disso é a pergunta 135 da prova de linguagem do Enem 2012, que cobra ao mesmo tempo interpretação de texto e conhecimentos de literatura.
O exame de avaliação do ensino médio surgiu em 1998. Em 2009, transformou-se em vestibular, quando passou a selecionar estudantes para instituições federais de nível superior. Desde então, ganhou feições diferentes e, por isso, pouco se parece com a prova criada uma década antes. Por essa razão, o levantamento exibido a seguir considera apenas as questões apresentadas nas provas realizadas a partir de 2009. Ainda assim, segundo os professores ouvidos, o estudante que se prepara para a avaliação deve se concentrar nas edições de 2010, 2011 e 2012. Isso porque o exame de 2009 representa a transição do antigo para o novo modelo, o primeiro em que foram apresentadas 180 questões, e não mais 63. "A avaliação de 2009 é um ponto fora da curva. Houve questões muito irregulares", afirma o professor Luís Ricardo Arruda, coordenador do Anglo Vestibulares. "As provas que se seguiram são mais equilibradas e servem como ferramentas mais apuradas para a preparação dos estudantes."
Colaboraram no levantamento, com análise de questões: Célio Tasinafo (Oficina do Estudante); Yadyr Augusto, Adauto Pessoa, Edson Futema e André Valente (Cursinho da Poli); Augusta Aparecida Barbosa (Cursinho do XI); Glenn Van Amson (Anglo Vestibulares).

Enem: inscrições devem ultrapassar os 6 milhões estimados pelo MEC


A uma semana do encerramento das inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o volume de inscritos supera o esperado e pode ultrapassar a estimativa inicial do Ministério da Educação (MEC) de 6 milhões de inscrições. O exame contabiliza 3,7 milhões de inscritos, volume 27% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. O exame contabiliza 3,7 milhões de inscritos, volume 27% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. As informações são do presidente do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Anísio Teixeira (Inep), Luiz Cláudio Costa.


As inscrições estão superando um pouco o que esperávamos. Devemos chegar a pouco mais de 6 milhões, talvez um pouco mais do que prevíamos, mas estamos preparados", disse Luiz Cláudio Costa durante entrevista ao programa Brasil em Pauta, nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). As inscrições vão até o próximo dia 27.
O presidente do Inep pediu que os interessados não deixem para se inscrever no Enem na última hora. "Estamos em um sistema que já fez 3,7 milhões de inscrições sem problema algum. Sabemos que em alguns momentos vamos ter pico maior, como no último dia. Vou pedir aos nossos participantes que não deixem para a última hora, que façam a inscrição com antecedência, que façam com calma", disse.
Para Luiz Cláudio Costa, o volume crescente de inscritos a cada edição do Enem mostra que os estudantes percebem a oportunidade que o exame representa. O Enem de 2012 teve 5,7 milhões de inscritos e 4,1 milhões de pessoas fizeram a prova. "O estudante está percebendo a importância e tem participado com muita seriedade do processo. Temos que consolidar cada vez mais este processo pra que possamos ter esse projeto de estado importantíssimo para o Brasil e também para o nosso ensino médio", disse.
Enem 2013
As inscrições para o exame podem ser feitas até o dia 27 de maio. A taxa de inscrição é de R$ 35 e deve ser paga até dia 29. Estão isentos concluintes do ensino médio em 2013 matriculados em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar da Educação Básica. Também não paga estudantes com renda familiar per capita menor ou inferior a um salário mínimo e meio. 

As provas ocorrem nos dias 26 e 27 de outubro, com início às 13h (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h, também de acordo com o horário de Brasília. Será proibida a entrada do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.
A nota pode ser usada para classificação no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que oferece vagas em instituições públicas de educação superior, e também para concorrer a vagas em instituições privadas de ensino, por meio do Programa Universidade para Todos (Prouni).

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Lista de adesão Enem 2013


REGIÃO CENTRO-OESTE
UnB – 50% das vagas pelo Enem/SiSU (novo - saiba mais)
UFG – no Vestibular 2013/1, a parte objetiva do Enem 2012 pôde user usada para aumentar a nota da primeira fase; além disso, 22,7% das vagas (1.139) foram oferecidas pelo SiSU
UFGD – 50% das vagas pelo Enem/SiSU (novo-saiba mais)
UFMT – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFMS – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UEMS – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Unemat – todas as vagas do Vestibular 2014/1 serão oferecidas pelo Enem/SiSU
REGIÃO NORDESTE
UFAL – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFBA – Enem representa a 1ª fase do vestibular dos cursos de bacharelado e licenciaturas tradicionais e critério único de seleção para os cursos tecnológicos e bacharelados interdisciplinares.
UFRB – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFC – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Unilab – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFPB – todas as vagas pelo Enem/SiSU (novo - saiba mais)
UFCG – No Vestibular 2013, todas as vagas foram ofecidas pelo Enem, mas sem aderir ao SiSU
UFMA – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFPE – Enem representa a 1ª fase do vestibular
UFRPE – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Univasf – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFPI – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFRN – todas das vagas pelo Enem/SiSU
Ufersa – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFS – todas as vagas pelo Enem, mas sem aderir ao SiSU
UNEB – no Vestibular 2013, cerca de 22% das vagas foram preenchidas pelo Enem/SiSU
UESB – no Vestibular 2013, 50% das vagas foram preenchidas pelo Enem/SISU
UESC – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UEPB – no Vestibular 2013, 50% das vagas forampreenchidas pelo Enem/SiSU
UPE – Enem representa a 1 fase do vestibular (novo - saiba mais)
UESPI – todas as vagas pelo Enem/SiU
UERN – no Vestibular 2013, Enem pôde valer 20% da pontuação do vestibular
REGIÃO NORTE
UFAC – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFAM – no PSC 2013, 50% das vagas foram preenchidas pelo Enem/SiSU
Unifap – metade das vagas para Enem 2012 ou 2013, sem aderir ao SiSU
UFPA – Enem representa a 1ª fase do vestibular
UFOPA – todas as vagas pelo Enem 2013 ou 2012, mas sem utilizar o SiSU
UFRA – Enem 2013 representa a 1ª fase do vestibular; outras vagas podem ser oferecidas via SiSU
UFRR – disponibiliza parte das vagas pelo Enem/SiSU, mas ainda não informou quantas
UNIR – todas as vagas pelo Enem, mas sem aderir ao SiSU
UFT – no Vestibular 2013/1, 12,5% das vagas foram preenchidas pelo Enem/SiSU
UEAP – 50% das vagas serão preenchidas via Enem 2013, mas sem aderir ao SiSU
REGIÃO SUDESTE
UFES – Enem representa a 1ª fase do Vestibular de Verão e critério único para Vestibular de Inverno (SiSU) (novo - saiba mais)
UFMG – todas as vagas pelo Enem/SiSU, exceto cursos que exigem teste de habilidade específica (novo - saiba mais)
UFJF – 70% das vagas pelo Enem/SiSU; o restante é pelo vestibular seriado (Pism)
UFLA – 60% das vagas pelo Enem/SiSU; o restante é pelo vestibular seriado (PAS), sendo que o Enem substitui as provas da 3ª etapa
Unifal – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Unifei – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFOP – todas as vagas pelo Enem/SiSU, exceto para os cursos que exigem teste de habilidade específica
UFSJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU (novo - saiba mais)
UFTM – todas as vagas pelo Enem/SiSU (novo - saiba mais)
UFU – todas as vagas do Vestibular 2014/1 (sem contar o PAAES) serão preenchidas pelo Enem/SiSU, exceto cursos que exigem teste de habilidade específica
UFV – 80% das vagas pelo Enem/SiSU; o restante é pelo vestibular seriado (Pases), sendo que o Enem substitui as provas da 3ª etapa
UFVJM – 50% das vagas pelo Enem/SiSU; o restante é pelo vestibular seriado (SASI), sendo que o Enem substitui as provas da 3ª etapa
UniRio – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFF – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFRJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU, exceto cursos que exigem teste de habilidade específica
UFRRJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU, exceto para os cursos que exigem teste de habilidade específica
Unifesp – usa Enem como 1ª fase do vestibular para alguns cursos, e o SiSU para outros
UFABC – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFSCar – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UENF – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Unesp – no Vestibular 2013 o Enem 2012 representou 20% da prova de conhecimentos gerais, caso aumentasse a nota do candidato (opcional)
Unicamp – no Vestibular 2013 o Enem 2011 ou 2012 pôde ser usado para compor 20% da nota da 1ª fase, caso beneficiasse o candidato (opcional)
IFSP – todas as vagas (2.600) pelo Enem/SiSU
IFF – todas as vagas pelo Enem/SiSU
IFRJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Cefet-RJ – todas as vagas pelo Enem/SiSU
REGIÃO SUL
UFPR – No Vestibular 2013, Enem 2012 correspondeu a 10% da pontuação final do candidato
UTFPR – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Unila – todas as vagas serão preenchidas pelo Enem, mas ainda não definiu se utilizará o SiSU
UFRGS – no Vestibular 2013, Enem representou uma décima nota que foi utilizada para o cálculo do argumento de concorrência, com peso dois (opcional)
UFCSPA – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFSM – Enem representa 20% da pontuação final dos vestibulares tradicional e seriado
UFPel – todas as vagas pelo Enem/SiSU
FURG – todas as vagas pelo Enem/SiSU
Unipampa – todas as vagas pelo Enem/SiSU
UFSC – no Vestibular 2013, Enem de 2009 a 2012 pôde representar 30% da nota final do vestibular.
UFFS – todas as vagas pelo Enem 2012 ou 2013, sem aderir ao SiSU
UEL – Enem é usado apenas para vagas remanescentes
UENP – no Vestibular 2013, 10% das vagas foram preenchidas pelo Enem 2011 ou 2012
Unicentro – Enem é usado para vagas remanescentes
Unioeste – 50% das vagas pelo Enem/SiSU (novo - saiba mais)
UERGS – todas as vagas pelo Enem/SiSU; exceto para os cursos que exigem teste de habilidade específica
Udesc – 25% das vagas do Vestibular de Verão serão preenchidas pelo Enem/SiSU (novo - saiba mais)
IFPR – todas as vagas pelo Enem/SiSU
IFRS – todas as vagas pelo Enem/SiSU
IF-Farroupilha – todas as vagas pelo Enem/SiSU

Video-Aulas Pré-vestibular


Envios recentes