terça-feira, 16 de setembro de 2014

Jovem de periferia é aprovado em duas instituições públicas

Estudante sempre estudou em escola pública e após terminar o ensino médio, passou quatro anos se preparando para o vestibular

Depois de um longo período de provações, o sonho de infância foi realizado. Edivando de Moura Barros, de 22 anos, residente do bairro Pedreira, localizado na periferia da zona sul de São Paulo, foi aprovado no curso de medicina em duas instituições públicas, a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

O jovem sempre estudou em escola pública, e após terminar o ensino médio, passou quatro anos se preparando para o vestibular.

Durante a jornada de estudo, ele chegou a estudar 10 horas diárias, além das aulas no cursinho popular da Unifesp. Mas o estudante não passada os dias só estudando, ele também fazia alguns bicos como cobrador de lotação, para completar a renda familiar.

Sonho

Edivando diz que, quando era pequeno sofreu muito com problemas no esôfago, como a doença se agravou, precisou ser operado com urgência. Após ter sobrevivido, se apaixonou pela medicina e desde então, sonhava em ser médico.

Estudos

Quando começou a frequentar o cursinho, o estudante passou por novos problemas de saúde e dificuldades financeiras que quase o levou a desistir dos estudos, porém, superou as dificuldades e alcançou o objetivo.

O rapaz relata que o primeiro ano de cursinho, em 2010, foi só um teste, ele queria testar seus conhecimentos. Enfrentou muitas barreiras, tentou o vestibular no final do ano, mas não passou em nenhum.

Em 2011, Edivando passou a fazer cursinho perto de casa, e mesmo nos finais de semana, a rotina era exaustiva. Neste ano, ele conseguiu aprovação em agronomia na Universidade Estadual Paulista (Unesp), e quase obteve os pontos necessários para ir para a segunda fase da Fuvest, que seleciona alunos para a Universidade de São Paulo (USP).

Em 2012, as dificuldades aumentaram, a falta de dinheiro o levou a procurar um emprego, mas isso não o impediu de estudar. Nos vestibulares de 2013, ele foi aprovado em ciências e tecnologia na Universidade Federal do ABC (UFABC), mas como o sonho era fazer medicina, então, ele largou a graduação.

No segundo semestre do ano passado, ele conseguiu uma bolsa de estudos e mais uma vez se dedicou para passar em medicina. O estudante pensou que o ano estava perdido, mas para sua surpresa, ele recebeu a notícia de que tinha passado em medicina na UFTM, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Ele conta que ficou muito feliz.

Mas, Edivando foi mais uma vez surpreendido, recebeu a notícia que havia sido aprovado na lista de espera no curso de medicina da Unifesp, a instituição que mais desejava.

Nenhum comentário:

Postar um comentário