sábado, 8 de novembro de 2014

Jovem abandona curso de medicina para fazer o Enem 'pela namorada'



Luan abandonou curso de medicina na USP para poder fazer o Enem  (Foto: Mariane Rossi / G1)
Um estudante de Cananeia, no interior de São Paulo, enfrentou seis horas de viagem para realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Santos, no litoral de São Paulo. Luan Santos, de 20 anos, resolveu prestar o exame para tentar entrar em uma Universidade da Baixada Santista com o objetivo de ficar mais perto da namorada.

De acordo com Luan, o objetivo na prova do Enem é obter pontuação suficiente para fazer um curso de Ciências do Mar, em Santos, e morar perto da amada. "Acordei 5h30 para fazer a prova, que começa às 13h. Já havia feito vestibular anteriormente e fui aprovado. Cursei um semestre de medicina na Universidade de São Paulo (USP) e acabei abandonando. Agora decidi que quero ficar perto da minha namorada", afirma.
Enquanto Luan abriu mão de um dos cursos mais visados do País por amor, uma outra estudante de Santos tenta entrar pela primeira vez em uma faculdade. Ingrid Lins, de 17 anos, afirma que não conseguiu dormir e precisou tomar calmantes durante a noite para poder fazer a prova. "Passei mal a noite toda. Estou sem dormir. Dependo do Enem para conseguir uma faculdade. Fiz cursinho e quero entrar em um curso de Sistemas da Informação. Tomei quatro remédios e, agora, vou tomar muito energético durante a prova. É muita ansiedade", conta.
A prova
A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (8) com um recorde de 8.721.946 candidatos e mecanismos antifraude inéditos na história da prova. Neste ano, o custo da prova R$ 52 por aluno inscrito, segundo o Ministério da Educação. Neste sábado, o exame terá duração de quatro horas e meia e os candidatos terão duas provas: ciências humanas, com 45 questões, e ciências da natureza, também com 45 questões.
A partir das 18h deste sábado e das 19h no domingo (horário de Brasília), os estúdios do site G1 em São Paulo, no Rio e no Recife darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o Enem. Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário