segunda-feira, 1 de junho de 2015

UFSC vai oferecer 30% das vagas do Vestibular 2016 por meio do Sisu

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) aprovou nesta sexta (29) que o Vestibular 2016 da instituição terá 30 % de ingresso feito pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).  Conforme a administração, anualmente esse percentual será reavaliado, para possibilitar o aumento de adesão. 
Segundo a UFSC, no segundo semestre de 2010 foram oferecidas  vagas remanescentes pelo Sisu. Desde então, a universidade não  utilizou mais o sistema. A discussão pelo aplicação definitiva do Sisu  ocorreu em julho de 2014.
A UFSC afirma que o Sisu também seguirá o sistema de cotas aprovado pela instituição. Em 2016, a previsão é que 50% das vagas serão ofertadas para candidatos da rede pública.
Sisu
O Sisu foi desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) em 2009 e já é aplicado em mais de 94% das instituições públicas federais, que equivale a 55 universidades. Destas, 44 tem 100% de ingresso através do sistema.
O sistema oferece vagas em seus cursos de graduação para candidatos que realizaram as provas do Enem no ano anterior e que obtiveram nota da redação maior do que zero.
O estudante inscrito no Sisu pode optar por até dois cursos. A concorrência de vagas ocorre para todas as universidades cadastradas. Com seleção semestral, a adesão é voluntária a cada novo processo.
O MEC estabelece, via Plano Nacional de Assistência Estudantil (PNAES), porcentagens para recebimento de recursos proporcionais de acordo com a participação no Sisu. Entre 10% e 50% das vagas, a universidade acredita que receberá 50% a mais do valor recebido atualmente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário